WordPress: saiba o que é e faça o download para sua vida

O WordPress é a ferramenta de gerenciamento de sites mais usada do mundo. Seu nível de segurança, suporte de alto tráfego e facilidade no uso aumentaram exponencialmente nos últimos anos. De plataformas educacionais (EAD), a lojas virtuais e pequenos blogs e sites, ele se mantém na liderança.

A diferença entre o WordPress.com e WordPress.org

As ferramentas são as mesmas. A diferença básica é a finalidade de cada uma. Hoje, o CMS elevou seu nível de uso, temos diferentes tipos de negócios em cada um destes modelos.

Confira abaixo as diferenças:

WordPress.com

  • é ideal para blogs no formato mais tradicional;
  • o uso da hospedagem é gratuito;
  • o nível de customização é limitado;
  • você pode pagar para ter “seudominio.com.br” nele;
  • e também pode pagar para ter mais controle na customização de seu blog.

WordPress.org

Como eles mesmos se definem, “é um projeto de código aberto que você pode usar para criar sites, blogs ou aplicativos”.

  • completamente gratuito;
  • ideal para sites de todo e qualquer tipo de negócio, como lojas virtuais, blogs, EADs, etc;
  • nível de customização ilimitado;
  • é necessário contratar uma hospedagem própria;
  • é necessário ter um domínio próprio (meudominio.com.br);
  • é o modelo que trabalhamos aqui na VENDA.

Mas o WordPress serve para tanta coisa assim?

Sim, serve. Para explicar o funcionamento, pense numa casa.

Ao entrar na casa nova, ela não tem nenhum móvel, eletrodoméstico, roupas, comida, nada. Ainda sim, é uma ótima casa, que poderia ser instalada em terrenos em qualquer parte do mundo.

Os arquitetos dessa residência é a comunidade do wordpress.org. Diversos programadores em todo mundo trabalham para melhorar a ferramenta. E você deve estar pensando: por que alguém faria isso?

Na comunidade, há empresas que criam e vendem temas e plugins, fundamentais para que o sistema tenha essa flexibilidade incrível que conhecemos. Eles são fundamentais para que as correções no sistema sejam feitas, evitando inseguranças e mau-funcionamento.

Plugins!

Os plugins são os móveis, eletrodomésticos… enfim, tudo o que faz a casa funcionar. São pequenos programas que se instalam no WordPress.org. Cada um deles é desenhado para uma função específica. Muita das vezes, um conjunto de plugins fazem um tema funcionar.

E o que é tema?

A melhor tradução seria: a cara do site. 🙂

Temas são a interface visual de toda aquela conversa entre plugins funcionando no WordPress. É a tradução daquilo que interagimos quando clicamos, tocamos e digitamos.

Temos diversos temas, de funções mais variadas, tudo graças ao trabalho de quem desenvolve temas e plugins, olhando sempre para cada novo negócio que deseja ter mais oportunidades com a internet.

Conclusão final

Agora que você já sabe como funciona a plataforma mais usada do mundo, entre em contato com a gente. As soluções simples são as que movem o mundo.